CST Desenvolvimento de Software Multiplataforma

Desenvolvimento de Software Multiplataforma

Desenvolvimento de Software Multiplataforma

Sobre o curso

O Curso Superior Tecnológico em Desenvolvimento de Software Multiplataforma, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver software para diversas plataformas, tais como Web, Desktop, Móvel, em Nuvem eInternet das Coisas, empregando conceitos de Segurança da Informação e Inteligência Artificial.

O CST em Desenvolvimento de Software Multiplataforma apresenta as seguintes inovações que buscam alinhar o conteúdo oferecido ao que é demandado pelo mercado e às necessidades específicas do público atendido:  

  • trata-se de uma formação tecnológica voltada para o desenvolvimento de software;  
  • conteúdo alinhado ao que é requerido pelo mercado, em especial em relação a novas tecnologias como IOT, Mobile, Inteligência Artificial, Nuvem, entre outros; 

  • metodologias ágeis e aprendizagem por projetos, com foco em resolução de problemas e desafios reais, de forma a aliar a prática e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação, trabalho em equipe, autogestão e protagonismo do aluno; 

  • microcertificações e certificações intermediárias, que visam comunicar ao setor produtivo as habilidades adquiridas pelo estudante, aumentando suas chances de empregabilidade; valorizar a trajetória já percorrida pelo aluno; estimular o estudante a continuar os estudos e aprimorar a avaliação da própria instituição;   

  • construção de Portfólio Digital do aluno durante todos os semestres, sendo que os projetos do quarto, quinto e sexto semestre também serão utilizados como Trabalho de Graduação. O Portfólio Digital estimula o aprimoramento prático dos estudantes e é valorizado pelo mercado.   

Acesse o horário de aulas do CST Desenvolvimento de Software Multiplataforma

O que o aluno estuda

Seleciona e aplica conceitos, métodos e tecnologias de Linguagens de Programação, Banco de Dados, Engenharia de Software, Segurança da Informação e Inteligência Artificial, propondo soluções tecnológicas. Realiza análise estatística de dados para apoiar a tomada de decisão.

Desenvolve a capacidade de comunicação, inclusive em língua estrangeira; utiliza raciocínio lógico; gera soluções inovadoras; constrói posicionamento enquanto profissional e cidadão ético, com responsabilidade social e ambiental.

O que este futuro profissional pode fazer

Planejamento, desenvolvimento e teste de software para múltiplas plataformas, aplicações em Nuvem e Internet das Coisas, estão entre as principais atividades aplicadas no curso, que proporcionam ao aluno a capacidade de coordenar projetos e equipes de desenvolvimento de software.  

Atuar com metodologias ágeis de gestão de projetos, versionamento, integração e entrega contínua de software, visando desenvolver soluções de software que atendam os critérios de qualidade exigidos pelo mercado.

Onde pode trabalhar

O egresso do CST em Desenvolvimento de Software poderá atuar em grandes empresas, como especialista ou gestor; em empresas menores, com perfil de atuação mais generalista; por conta própria, no modelo autônomo, bem como empreender e criar sua própria empresa; organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa.

Metodologia

No CST em Desenvolvimento de Software Multiplataforma para o desenvolvimento dos projetos interdisciplinares serão empregadas a Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos e a Aprendizagem Baseada em Desafios.

Além disso, a gestão dos projetos será realizada por meio de Metodologias Ágeis de Projetos. Os referidos projetos subsidiarão o Portfólio Digital que o aluno construirá no decorrer do curso. Para auxiliar o desenvolvimento e avaliação dos projetos foram elaborados manuais e modelos que estarão à disposição dos docentes e discentes do curso.

Diferenciais de Certificação

Diploma de Tecnólogo + Certificações Intermediárias + Microcertificações 

Ao final do curso o egresso receberá o Diploma de Tecnólogo em Desenvolvimento de Software Multiplataforma e no decorrer deste, obterá 6 Microcertificações + 3 Certificações Intermediárias.

 As Microcertificações são compostas por conjuntos de, no máximo, 3 disciplinas e as Certificações Intermediárias por conjuntos de 8 ou mais disciplinas. 

Cada Microcertificação garantirá uma medalha digital, conhecida no mercado como Badge, enquanto uma Certificação Intermediária garantirá um dos seguintes certificados: Desenvolvedor Front-End, Desenvolvedor Back-End ou Desenvolvedor para Dispositivos Móveis.

Desta forma, o aluno terá feedback de desempenho durante todo curso, obtendo medalhas digitais e certificados.