Prefeitura de São Paulo promove a Semana das Juventudes de 9 a 13 de agosto

A programação híbrida terá webinários com formação em empreendedorismo, dicas para conseguir o primeiro emprego e uma longa lista de atividades culturais Para marcar o 12 de agosto deste ano, Dia Internacional da Juventude, a […]

9 de agosto de 2021 9:19 pm Destaque, Notícias

Para marcar o 12 de agosto deste ano, Dia Internacional da Juventude, a Prefeitura de São Paulo, por meio da sua Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), programou entre os dias 9 a 13 de agosto a Semana das Juventudes, com um cardápio que vai do empreendedorismo à meditação, passando por uma extensa lista de atividades culturais como saraus, música, teatro e circo.

Realizada pela Coordenação de Políticas para a Juventude, da SMDHC, o evento reforça a responsabilidade de respeitar, proteger e promover os direitos humanos através de iniciativas que possibilitem um desenvolvimento sustentável adaptado à realidade da população jovem da cidade de São Paulo. A programação aborda os mais diferentes tópicos dentro deste propósito, como o webinar de educação financeira e empreendedorismo, oferecido em parceria com o Nubank, e as três oficinas realizadas em conjunto com o Politize!, sobre política e democracia, fake news e a importância do título de eleitor.

A programação da Semana acontece em parceria com as Secretarias Municipais da Cultura (SMC), Pessoa com Deficiência (SMPED) e de Educação (SME), e com ações promovidas em conjunto com Nubank, Kroton, GOYN, Galena, Eureca, PLAN Internacional Brasil, Brasil Cursinhos, Politize!, ESPRO, TAQE e o Instituto da Oportunidade Social (IOS). Jovens de idade entre 15 e 29 anos interessados em participar das atividades da Semana das Juventudes 2021 podem se inscrever por meio do formulário disponível aqui.

O calendário especial de atividades desenvolvido pela SMC para celebrar a data envolve diversos equipamentos da pasta ao longo de agosto. Além de shows, exposições e uma programação de eventos nas Casas de Cultura, serão promovidas uma série de debates e ações culturas por meio das iniciativas “Sarau das Estrelas: Juventudes Periféricas”, “Cultura Jovem em Movimento” e o “PEDRADAS: Debates Culturais da Juventude”.

A Semana das Juventudes se encerra com dois grandes eventos. Show do Mc Menor MR, atualmente um dos principais nomes do chamado funk consciente, vertente do estilo musical com letras sobre a vida na periferia, gravado diretamente do Centro Cultural da Juventude, e também com a cerimônia virtual de posse dos novos(as) representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude.

Confira a programação completa abaixo:

SEMANA DAS JUVENTUDES 2021
De 09 a 13 de agosto com eventos que acontecem online. Veja a programação e horários abaixo:

Segunda-feira (09/08)

16h – Roda Conversa: “Conhecer para incluir”
Em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)

Terça-feira (10/08)

10h – Webinar: “Inteligência financeira: dicas reais para gerenciar suas finanças”
Em parceria com o Nubank

16h – Webinar: “Empregabilidade e Jovem Aprendiz”
Em parceria com a Kroton + E3

19h – Webinar: “Se prepara #1 – Como conseguir um emprego?”
Em parceria com o Laboratório GOYN
Com a participação de Alessandro Saade, superintendente executivo do ESPRO; Kelly Lopes, superintendente do Instituto da Oportunidade Social (IOS); Denise Anis, sócia fundadora da TAQE; Guilherme Ceballos (Eureca) e Yan Cantuaria (Galena).

Quarta-feira (11/08)

10h – Workshop de Meditação e Mindfulness
Realizado por Everson Basili, instrutor de mindfulness e educador socioemocional

16h – Webinar: “Vida Saudável e Juventude”
Em parceria com a PLAN International Brasil

Quinta-feira (12/08) – Dia Internacional da Juventude

10h – Workshop: “Todo mundo é bom em algo”
Em parceria com a Eureca

16h – Roda de conversa: “Cultura periférica e juventude criadora”
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME)

19h – Webinar: “Como acessar a Universidade?”
Em parceria com a Brasil Cursinhos

Sexta-feira (13/08)

10h – Oficinas Politize! (os três webinars acontecem no mesmo horário, em salas virtuais diferentes)
Temas: Fake News; Importância Título de Eleitor; Política e Democracia
Em parceria com a Politize!

16h – Webinar: “Jovens no mão na massa: exemplos de mobilização social e engajamento coletivo”
Em parceria com a PLAN International Brasil

19h – Cerimônia virtual de posse dos(as) novos(as) representante do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude (CMDJ)

19h – Show Mc Menor MR